Busca no site:
Revista Científica de Ciências Aplicadas da FAIP
ISSN 2525-8028
 
Vol. 2, No. 4, Novembro 2015
Apresentação

 

 

 

 

"Aquele que duvida e não pesquisa, torna-se não só infeliz, mas também injusto"
(Blaise Pascal)

 

A Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP nasceu com a mentalidade de que é por meio da pesquisa que nós podemos transformar nossa sociedade, atuando diretamente na solução das mazelas intelectuais e cotidianas que atingem a comunidade. Pesquisa para a FAIP está diretamente relacionada com ética, relevância social e justiça; seguindo os preceitos de Blaise Pascal.

 

A preocupação com a pesquisa, como eixo básico da Instituição, gerou a necessidade da criação da Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIP, cuja tarefa permanente é consolidar a vocação da faculdade, não só para o ensino, mas também para a pesquisa de alto nível. Sua finalidade precípua é oferecer aos quadros docente e discente da instituição, assim como aos pesquisadores de outras instituições, espaço adequado para a divulgação de suas pesquisas; assim como fonte de pesquisa para atender a futuros trabalhos.

 

A Revista Científica de Ciências Aplicadas da FAIP é semestral (maio e novembro) e está aberta a receber trabalhos em fluxo contínuo. É destinada a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito das Ciências  Aplicadas e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, estudos de caso, relatos de experiência e traduções; podendo chamar para edições especiais temáticas, quando de seu interesse e de interesse da comunidade acadêmica.

 

É com imensa satisfação que oferecemos à leitura inúmeros trabalhos, resultantes de um esforço conjunto de alunos, professores e coordenadores; resultados estes que são respostas concretas e criativas à infraestrutura básica para os fazeres científicos, técnicos e artísticos ensejados por esta Faculdade.

 

Que esta Nossa Revista Eletrônica seja um  estímulo, sempre renovado,  à produção científica!


SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA/ACIP
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP
Avenida Antonieta Altenfelder, 65 - Jardim Santa Antonieta
Marília - SP    CEP 17512-130
(0xx)14 3408-2200 – www.faip.edu.br

 

Conselho Editorial

 

 

Profa. DoutoraTalita Prado Barbosa Roim– FAIP, Marília/SP

Profa. Doutora Ana Laura Jeremias Urel– FAIP, Marília/SP

Profa. Doutora Franciane Codogno – FAIP, Marília/SP

Profa. Doutora Simone da Silva Gomes Cardoso – FAIT, Itapeva/SP

Prof. Doutor Edgar Indalecio Smaniotto

Prof. Mestre Daniel Coqueiro

Prof. Mestre Olímpio Guedes Júnior– FAIP, Marília/SP

 

Expediente

 
 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP - ISSN

Publicação Científica da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP

Ano 2, número 3, Junho 2015. Periodicidade: semestral

 

MANTENEDORA DA FAIP: SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA – ACIP.


ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACIP

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

Diretor e Vice- Diretor da Faculdade mantida pela ACIP

FAIP - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP

        Diretor - Professor  Mestre Francisco Ramirez Martins Junior

        Vice-Diretor - Professora Doutora Dayse Maria Alonso Shimizu

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor: Professora DoutoraTalita Prado Barbosa Roim

        Articulista: Professora Doutora Ana Laura Jeremias Urel

        Programação Visual e Desenho: Professor Especialista Paulo Luciano Sganzella

        Secretaria: Professor Mestre Olímpio Guedes Júnior

 

Normas para Publicação da Revista Científica da FAIP

II - NORMAS APROVADAS PELO CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO – CEPE,  DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA -  FAIP,  PARA ACEITE DE TRABALHOS DE PESQUISAS DESTINADOS À AVALIAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DA FAIP TENDO EM VISTA A PUBLICAÇÃO EM SEU PERIÓDICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS INTITULADO “ REVISTA CIENTÍFICA  ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP - REFAIP”

 


1.Apresentação dos trabalhos:

 

1.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

 

1.1.1 Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

1.1.2 Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): alinhado à direita,  fonte tamanho 12, com indicação para nota de rodapé.

1.1.3  Na nota de rodapé, deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS e endereço eletrônico, fonte tamanho 10.

 1.1.4 Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha.

1.1.5 Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

2. Resumo e Abstract

 

RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


3. Corpo do texto

 

3.1.  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
3.2. Texto contendo, preferencialmente: 

a) INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 

b) DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões ou ainda Materiais e Métodos, Resultados e Discussões); 

c)CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS ;

d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Obs: Os artigos que, por preferência do autor, não tenham a estrutura contida neste item não serão excluídos.

3.3. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

3.4. Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto.

3.5. Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

3.6. Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.

3.7.  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação e da(s) página(s) utilizada(s) tanto para citação direta como indireta. Ex: (SILVA, 1984, p. 123).

3.7.1. Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverão ser acrescentadas: a data e a paginação entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984, p. 123) aponta...".

3.7.2. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b).

3.7.3. Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987).

3.7.4. No caso de quatro ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 3.7.5. As citações literais, com mais de três linhas devem seguir o modelo abaixo, estando a margem recuada à direita em quatro centímetros, o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 10 e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente à citação.

 

A iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, que de simples repetidores, passam a criadores de novas atitudes e comportamento, através da construção do próprio conhecimento (MAIA, 2008, p.3).

 

3.7.6.  As citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas, como parte do texto com fonte 12 e espaçamento 1,5, seguidas de sua referência, como no exemplo abaixo:

 

             Conforme destaca Maia (2008, p. 2) “O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas próprias experiências”.

 

3.7.7. Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4. Referências bibliográficas

 

4.1  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002).

Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

4.2  Para referência de segunda mão, de um autor citado pelo autor do texto, siga o exemplo: (LAKATOS apud SEVERINO, 1990, p. 25).

 

 


 

Marília, 22 de fevereiro de 2014.

 

CEPE da FAIP

Sala de Reuniões